Produção com energia renovável já é uma realidade na digital print!
Contamos com a geração de energia Fotovoltaica para todos os equipamentos e iluminação do nosso parque gráfico. Todos os materiais produzidos para nossos clientes são com energia renovável, nossa consciência ambiental esta em dia.
Contamos com a geração de energia Fotovoltaica para todos os equipamentos e iluminação do nosso parque gráfico. Todos os materiais produzidos para nossos clientes são com energia renovável, nossa consciência ambiental esta em dia.
Conheça algumas medidas que podem ser implementadas na indústria gráfica para reduzir o impacto ambiental.
Redação FuturePrint | 29 Jun, 2023
1. Certificações ambientais Cristiane lembra que empresas da indústria podem seguir alguns modelos de padrão internacional de viabilidade, mundialmente reconhecido como a “ISO 14001:2015”, que rege diretrizes para um Sistema de Gestão Ambiental. Outra coisa importante é escolher usar papel certificado “FSC© (Forest Stewardship Council)”, que garante o manejo correto da floresta e cadeia de custódia. Há também selos ecológicos como o “Selo Papel Legal” que garantem confiabilidade nos produtos sustentáveis que estão sendo produzidos e comercializados. E o selo de Qualidade Ambiental, que promove diretrizes com base na norma brasileira NBR ISO 14024 que estipula programas de rotulagem tipo I.
2. Uso de papel reciclado O papel é um dos principais materiais utilizados na indústria gráfica – e escolher o uso de papel reciclado pode ajudar a reduzir o impacto ambiental. Ele é produzido a partir de fibras de papel usado, o que significa que menos árvores precisam ser cortadas para produzi-lo. Além disso, a produção de papel reciclado consome menos energia e água do que a produção de papel novo.
3. Uso de tintas ecológicas Existem tintas ecológicas disponíveis que são produzidas a partir de materiais naturais e menos tóxicos do que as tintas convencionais. Elas podem ajudar a reduzir a poluição do ar e da água, além de serem mais seguras para os trabalhadores da indústria gráfica.
4. Uso de energias renováveis A indústria gráfica consome uma grande quantidade de energia, e grande parte dessa energia é gerada a partir de combustíveis fósseis. No entanto, a utilização de opções renováveis, como a solar e a eólica, pode ajudar a reduzir o impacto ambiental. A instalação de painéis solares ou turbinas eólicas reduzem o consumo de energia da indústria gráfica e, ao mesmo tempo, reduz as emissões de gases de efeito estufa.
5. Redução de resíduos A indústria gráfica produz uma grande quantidade de resíduos, incluindo papel, tintas e produtos químicos. Mas existem várias medidas que podem ser tomadas para reduzir essa quantidade, como a reciclagem de papel e tintas e a utilização de produtos químicos menos tóxicos.
6. Colaboração na cadeia de suprimentos
Hoje é preciso promover a sustentabilidade e também incentivar parceiros e fornecedores a se comprometerem com práticas ambientais. Cristiane diz que esse é um grande desafio. "A indústria precisa se conscientizar que não adianta somente ela se preocupar com gestão ambiental, seus parceiros de negócios e/ou fornecedores devem estar na mesma linha de esforço. Precisamos reconhecer que este pensamento sustentável é um pensamento de cadeia. É o olhar no ciclo de vida. Se você indústria, investe em seus parceiros/fornecedores, com treinamentos, workshops, visitas, ações de relacionamento, ele se tornará um parceiro/fornecedor melhor para seu negócio, mais antenado com suas características, necessidades e expectativas. Não há perdas nessa relação”, explica a especialista. Não dá para negar que o mundo está em constante mudança e, segundo Cristiane, os negócios precisam estar na mesma linha de raciocínio, caso contrário, estão fadados a ficar no meio do caminho. Se você tem um negócio no segmento gráfico, que tal começar hoje mesmo a introduzir essas medidas?
Copyright © 2021. All rights reserved. Informa Markets (UK) Limited.
A reprodução total ou parcial dos conteúdos só é permitida com citação da fonte.
Institucional
Trabalhos
|